terça-feira, 17 de novembro de 2009

Programa HCG: Doe seu xixi (oi?!)

Essa semana faz um mês que parei de amamentar. Infelizmente, meu leite secou pela falta de estimulo, graças a minha volta ao trabalho. O que me faz ser super a favor da licença maternidade de 6 meses, mas, isso é assunto pra outro post.

Então, como parei de amamentar, passei em consulta para pegar umas guias de exames de acompanhamento. E na sala de espera, um folhetinho no meio dos milhares que oferecem a coleta do sangue do cordão umbilical, me chamou a atenção.
“Ser mãe é uma experiência única. Mas você pode dividir esta oportunidade com outras mulheres...” Num primeiro momento pensei que era a respeito de doação de óvulos, mas, ao abrir o folheto dou de cara com: “Doe sua Urina - Um ato de amor”.

Opa!! Como é? Meu xixi?

Lendo com mais calma e depois de acessar o site do Programa HCG, vi que o hormônio que produzimos entre a 12ª e 18ª semana de gravidez, O HCG, serve como base para fazer medicamentos para ajudar as mulheres com dificuldade de engravidar, o Choragon.

A doação da urina, funciona da mesma maneira que a de leite materno. Em resumo: vc se inscreve, responde umas perguntas, recebe o material de coleta e um carro da empresa vai retirar na sua casa.

O Programa apela para o lado emocional da gente “dividir esta oportunidade com outras mulheres...” Dá quase pra se sentir culpada. Vamos ser solidarias! Vamos ajudar! Vamos dividir a dádiva que nos foi dada!
Mas, peraí. Eu, filha de mineiro, taurina, desconfiada por natureza, sabendo que esse programa vem da iniciativa privada (Grandes, poderosas, tecnologicas, modernas e endinheradas multinacionais farmacêuticas) Me pergunto: O remédio fabricado apartir da urina DOADA é DOADO para quem não pode pagar ?

E claro que a empresa fabricante precisa gerar lucros, nada mais justo, afinal empregam muitas pessoas e gastam uma grana pesada em pesquisa. Mas não seria justo também parte desses medicamentos serem doados a mulheres que tenham problemas pra engravidar e não tem condições de pagar.

Fuçando na net a respeito do assunto, vi uma resposta em um fórum, que não está assinada em nome da empresa, mas ta na cara que foi alguém de dentro do programa que respondeu:

“Respondendo ao questionamento sobre a doação de medicamentos para as mulheres que não podem engravidar, gostaria de informar que na cidade de Belo Horizonte, onde o tratamento de infertilidade já é realizado pelo SUS, o medicamento é doado pelo Programa HCG. Em São Paulo, o SUS ainda não realiza esse tipo de tratamento e o tratamento não é feito somento com o Choragon (medicamento feito com o HCG), é um tratamento com várias etapas, onde são utilizados vários medicamentos. O que o Programa HCG faz em São Paulo, é encaminhar as mulheres com dificuldades para engravidar para a Fundação ABC, onde é feita uma avaliação para identificar o problema da paciente e feito o tratamento com um custo muito abaixo do que é cobrado em clínicas particulares. O Programa HCG também investe em pesquisas científicas sobre Infertilidade, fornece aos Postos de Saúde material educativo sobre Pré-Natal, Prevenção de Gravidez na Adolescência, Planejamento Familiar, Amamentação. É um Programa muito sério, que trabalha com seriedade. É bom lembrar que em alguns tratamentos de infertilidade é indispensável o uso do medicamento Choragon (feito com o HCG) e que o HCG só pode ser extraído da urina da gestante, uma vez que ele é produzido pela placenta desde o início da gravidez. Bom seria que todas as gestantes se conscientizassem sobre a importância da solidariedade, mesmo porque a urina será jogada fora, não custa ajudar outras mulheres que desejam ser mãe.”

Bom, já é alguma coisa, né !
E sem o hormônio não dá pra fazer o remédio nem de quem pode pagar.
Se eu soubesse disso quando estava grávida, eu doaria.
Fica a dica.

3 comentários:

  1. Nossa, que bacana! eu tb nunca ouvi falar nisso. Parabéns por divulgar no blog!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu post!
    Queria mesmo saber sobre essa coisa de "doe seu xixi"!!!!
    Vou aparecer + vezes por aqui!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. .... boa tarde a todos, na minha opnião deveria ser mais divulgado, pois eu nunca fiquei sabendo... e se soubesse com certeza eu teria participado.... bjs

    ResponderExcluir