terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Post para Gardânia

No meu novo ex-emprego. Estava trabalhando no call center do Einstein (Nada a ver comigo, mas, Empresa grande = meio periodo de trabalho+benefícios-Salário acabando no meio do mês), têm muitas grávidas.
Mas com uma em especial eu me identifiquei muito. Gardânia.

Não estranhe o no nome dela, dá uma olhada aqui no significado dele. Chique né? Fora que Gardênia (com E é o nome de uma flor). Bom, mas o que interessa é que quando a via chegando a tarde, com aquela cara de quem preferia limpar a escadaria da Sé com escova de dente a vir trabalhar, eu me via grávida da Maria Luiza.

Há + ou - dois anos atrás, eu estava na mesma situação. Inchada, manchada e principalmente de saco cheio. Na reta final da gravidez é comum o cansaço e a falta de paciencia, mas não é só disso que eu estou falando.
O que eu senti na minha 1ª gravidez, nem toda grávida sente (eu mesma, não senti tanto na 2ª, por exemplo) e por isso nem todo mundo entende e principalmente acha que é frescura. Eu estou falando de auto-estima, ou da falta dela, se preferir.

A tempestade de hormônios + a indisponibilidade momentânea de RTPE (Recursos Tecnológicos Para Embelezamento. Vi isso num blog e achei o máximo), faz com que nós vaidosas de plantão, reféns de chapinhas, dependentes químico-capilares e possuidoras de glândulas sebáceas suficientemente eficientes a ponto de fritar um pastel, tenhamos vontade de abrir um buraco no chão e se enfiar inteira nele. É impressionante, como só se dá falta da falta que faz uma tecnologia físico-quimica na vida da gente qdo não se pode usá-la. Tem médico que libera o uso de produtos, como tintura e descolorantes, mas o meu não queria nem que eu pintasse a unha antes das 28 semanas.

Mas como depois da tempestade sempre vem a bonança.

Depois de uns quatro meses que vc têm o neném (claro, que isso só vale se vc não for a maldita Cláudia Leitte que deu, na minha opinião, o pior exemplo jamais visto na face da Ego, aparecendo 20 dias depois de dar a luz com a barriga de fora. Momento desabafo) vc começa a se reconhecer no espelho.

Sabe aquela blusa não muito justa que vc adora, então, ela começa a passar da altura do ombro. dá pra arriscar alguns vestidos mais soltinhos . E se vc e meio pavoa, como essa que vos escreve, dá pra voltar a usar maquiagem leve, pq a oleosidade do rosto já melhorou bem. Agora, sejamos francas, a probabilidade de vc voltar à usar aquela calça que vc precisava ficar três dias sem almoçar pra entrar e de menos de 10%. Eu explico pq. Pq simplesmente agora vc é mãe.

Vc acaba de passa por uma tempestade hormonal capaz de derrubar um avião (com duplo sentido). Vc acaba de colocar um ser humano no mundo. E é cruel o que a mídia faz conosco mulheres normais. Voltar a boa forma depois da gravidez, não é impossivel. Impossivel é fazer isso em 1 mês sem gastar o metade do valor da futura faculdade do seu filho.

Por isso, se aceitar, aceitar sua nova rotina e seu novo corpo é o primeiro passo pra voltar a ter auto-estima.

Vou dar um exemplo pessoal, depois da Malu, eu ganhei seios maiores. E eu nunca gostei de peitão, sempre achei feio, desproporcional e até um pouco vulgar. E a minha realidade é a seguinte: Não tenho grana pra plástica (aliás não tenho nem emprego). E pra minha surpresa o digníssimo gamou. Então, ao invés de trocar as minhas blusas, deletar o decote da minha vida e passar o resto da minha pobreza reclamando "dos peitão", fui numa loja e troquei todos os meus sutiãs por números maiores, onde eles ficaram mais bonitos. E me aceitei.

Acho até charmoso agora, o vulgar ficou feminino.

Um comentário: