sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dicas de sites, Leitor de Feed e o Segredo de Tostines

O Mundo é um ovo mesmo.

Esses dias, no metrô, voltando de uma tarde de compras na 25 de março (alías, eu adoro aquele lugar). Encontrei uma colega do meu primeiro ano de faculdade que foi mais esperta que eu e trocou o curso de Comunicação pelo de Administração.

Depois de colocarmos rapidamente algumas fofocas em dia, ela me falou que acompanha o blog e que ficou surpresa com a rapidez com que eu aumentei minha família (bom, até eu me espanto) e me sugeriu, já que eu era uma “rata de internet” (acho que foi um elogio), pra eu postar mais dicas de sites.
Como o pedido de minhas (poucas) leitoras é uma ordem aqui estou!

Mas, vamos começar do começo e a minha 2ª dica de site é na verdade de uma ferramenta de internet. Um Leitor de Feeds.

Opa, Peraí! Feed? E pq isso precisa de um leitor?

Mal e porcamente explicando feed é um botão de acompanhamento de site, ou blog indicado pelo símbolo abaixo.

Ao indicar um feed de um site você se torna “Leitor”, você consegue se manter atualizado sempre que aquela fonte se atualizar. Um feed é gerado por alguns sites (e por quase todos os blogs) e contém uma versão resumida da informação publicada nesse site.

Ah! Feeds RSS, Feeds XML, Conteúdo sindicado ou Web feeds são a mesma coisa com nomes diferentes. XML ou RSS (Really Simple Syndication) é a linguagem usada pelos feeds. Assim como HTML é a linguagem usada pelos sites.

Então.... o Segredo de Tostines, que eu penei pra descobrir sozinha, é que: Para se acompanhar um blog ou um site vc precisa de um LEITOR DE FEEDS. Tcharan!!!

Existem vários leitores de feeds atualmente e vc pode usar o que mais te agradar, eu particularmente uso o Google Reader

Na minha opinião, pra quem vai começar a acompanhar sites esse é o melhor. Primeiro, pq vc não precisa fazer cadastro, pode usar o mesmo usuário e senha do seu gmail, orkut ou youtube (que são todos sites da ou do, sei lá, Google) e depois, pq acho fácil de organizar as informações.

Abaixo, tem um print da minha Página.
Na Parte A, vc copia e cola o endereço da Web que aparece no seu navegador qdo vc clica no botão de Feed.
Na B, vc organiza os seus sites por categorias. Como ele fica em ordem alfabética, vc está vendo aí os Blogs de Amigos e os Blogs de Tecnologia, que eu acompanho. Esse Numero que aparece do lado, é a quantidade de atualizações (posts) novos que eu ainda não li.

Algumas outras indicações de leitores de Feeds:
Bloglines
Rojo
Newsgator

A vantagem de ter um leitor de feeds é que temos a informação, sempre atualizada de todos os sites que mais gostamos. E vc sai do eixo, Site de fofocas x MSN, qdo estiver estiver atoa (ou não) na Web.
A desvantagem: é impossível ler tudo que se há para ler e se vc não tomar cuidado, fica viciada só nos sites que assina e não procura nada novo.

Minha ultima dica, entre sempre nas fontes dos blogs, quando vc menos perceber terá uma rede imensa de feeds legais.

bjomeliga
APP

Ah! E como eu to atoa mesmo:
“Esse post está participando do concurso Profissão Blogueiro, da Lenovo (www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário