sábado, 13 de fevereiro de 2010

Escola: Pública sim!

Esse é o momento, pra maioria das mães, onde se corta pela segunda vez o cordão umbilical. No meu caso isso foi mais forte qdo eu voltei a trabalhar e tive que mandá-los pra minha sogra ainda bebezinhos. Lembro de ficar alguns instantes parada na estação de metro, em pé, esperando o carro sumir no horizonte...Qta dor e sofrimento. Momento nostalgia. Passou.

Bom, apesar de receber inúmeras críticas de minha sogra, coloquei a Malu num Centro de Educação Infantil- CEI. Creche ou escolinha se preferir. Tomei essa decisão no ano passado, assim que voltei de licença maternidade do Samuel. Duas crianças pequenas, pra uma pessoa tomar conta, realmente é muito pesado e como ela já fala algumas coisas e consegue expressar suas principais necessidades, me senti segura. Mas principalmente, quero que ela se socialize, desenvolva, aprenda a respeitar o próximo e a dividir.

Então inscrevi a Malu no CEI do CEU-Centro de Educação Unificado, da prefeitura de São Paulo.

Isso mesmo, ela está numa escola pública.

Eu estudei em escola pública, o pai dela estudou e estamos todos vivinhos da Silva. Fora que não tenho dinheiro, agora pelo menos, pra pagar escola, principalmente estando sem trabalhar.

Apesar das historias escabrosas que ouvi sobre creches publicas, como não dar água pra criança pra ela não fazer xixi, colocá-los horas por dia na frente da televisão, deixarem elas se baterem e as histórias de agressão de professores, me senti confortável depois que vi a estrutura da escola e conversei com algumas professoras. Claro, que ter uma pessoa que mora do lado de casa que é professora do mesmo CEI, no mesmo horário, foi fator decisivo, afinal a Márcia dá uma olhadinha nela pra mim sempre que pode e é um rosto conhecido pra Malu. Mas sempre acreditei que o olho do dono é que engorda o boi, e acompanhar o dia-a-dia da criança é um fator decisivo pra uma vida escolar saudável.

O MEC inclusive tem feito campanhas para que os pais acompanhem de perto o dia-a-dia de seus filhos na escola. Desenvolveu um portal, para os pais tirarem suas duvidas e incentivar a participação da sociedade civil na escola. E com a ajuda do Ziraldo uma cartilha de mobilização. Muito bacana por sinal.


O Blog da campanha é esse: http://familiaeducadora.blogspot.com/
Sigam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário