quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Homem no Leme x Mães-Alpha

Hoje faz uma semana que voltei a trabalhar.

Alem da Odisséia diária, que é sair de casa com duas crianças sem esquecer nada (fico que nem uma barata tonta pra dentro e pra fora de casa, antes de sair), o que mais me chama a atenção é como apenas uma semana longe da mãe já altera o comportamento de uma criança.

Samuel, meu bebê fofo-gordo, nunca teve uma gripe, uma febre, até agora. Só nessa semana ele já teve os dois. O comportamento dele também já mostra mudanças, não quer dormir cedo e fica reclamando quando saio de perto dele até para ir tomar banho. Acho que ele pensa que eu vou embora de novo. Tomei banho correndo a semana inteira só pra não ouvir o coitadinho chorar.
A Malu, minha princesa mimada, está voltando a agir como uma boa princesa mimada. Chora pra conseguir as coisas, faz birra, se joga no chão...
Não posso negar que eles são bem cuidados, sempre bem alimentados e sequinhos, mas ninguém EDUCA seu filho como você.

E essas coisas me fazem lembrar a entrevista de Maria Mariana (aquela do confissões de adolescente) a revista Época.
Na minha humilde opinião ela fala um monte de besteiras, “Se a mulher parir naturalmente, será uma mãe melhor” .Balela. Quer dizer que quem adota uma criança não é uma boa mãe? Mas entre outras coisas ela conta no seu livro como foi a decisão de parar de trabalhar para se dedicar a seus filhos, se dedicar a criar seus filhos para que sejam mentalmente sadios, indivíduos de valor e não deixar, pelo menos em parte, essa tarefa para uma outra pessoa.

O que bate de frente com a “Alpha Mom”, termo que ouvi recentemente, “cunhado por analistas de mercado dos EUA - os quais, aliás, adoram cunhar novos termos - para definir o segmento que emergiu de uma geração de mulheres de alto nível educacional, que encaram a tarefa de ser mãe como uma carreira profissional.”. Em outras palavras são as mães que sabem TECNICAMENTE, EMPIRICAMENTE o que fazer e como fazer para educar seus filhos, e não abrem mão de jeito nenhum de suas carreiras profissionais.

E com isso tudo as duas questões que assolam a minha cabeça nesse momento são: Tem alguma maneira certa de ser mãe? Dá pra ser uma boa mãe e uma boa profissional AO MESMO TEMPO?

Um comentário:

  1. Não existe maneira certa de ser boa mãe. E você pode ser boa profissional e boa mãe ao mesmo tempo, desde que você não se ache a única responsável pela educação de seus filhos. Ou seja, dá para ser boa em tudo, mas não perfeita em tudo. E isso já está ótimo para quem tem que dar conta de várias coisas.
    Quando a gente abdica da perfeição e tem consciência que vai errar mesmo de um lado e de outro, a vida fica mais fácil.

    ResponderExcluir